EMEF DONA LEOPOLDINA

Professor Solon Marcelo Lazzarotto

Quem é você...

Quem é você?

Seja lá quem você for. sabe que é uma pessoa. Então precisa pensar um pouco para descobrir o que isso significa. Como ser humano, você é capaz de elaborar conceitos sobre as coisas e sensações que conhece, fazer perguntas e buscar razões (argumentos) para justificar idéias. As perguntas que elabora e os caminhos que percorre para respondê-las interferem na pessoa que você é, pois ajudam a viver experiências e relações diferentes das que os outros vivem.

Todas as pessoas fazem parte do mundo e se relacionam com muitos seres, coisas e outras pessoas. Elas são feitas da mesma matéria que as rochas e estrelas: respiram, alimentam-se e desenvolvem-se, como as plantas; sentem e movimentam-se, como os animais; criam e transformam-se, como os deuses dos seus mitos e suas religiões. Cada uma tem a própria aparência e um jeito único de ser e pensar, também conhecido como personalidade. Além disso, tem falhas para corrigir e limitações que, em alguns casos, devem ser aceitas e, em outros, precisam ser superadas.

Nunca se pode dizer que uma pessoa está pronta. Afinal, do início ao fim da vida, ela passa por experiências e aprende muito, dia após dia, modificando e acrescentando elementos ao seu modo de ser. Além disso, as relações que tem com o mundo influenciam seu gosto, seus pensamentos, sentimentos e formas de vida, trazendo mudanças que contribuem para que ela seja como é.

O ser humano é adaptável e constrói a sua personalidade a partir de muitos fatores: ambiente, experiências, noções aprendidas na família (certo e errado, bem e mal...), relacionamentos, conhecimentos adquiridos. Por isso, cada um é diferente do outro e não há duas histórias de vida iguais. Apesar disso, mesmo sendo únicas, as pessoas têm em comum a necessidade de assumir papéis no meio social. São familiares, amigos, artistas, profissionais, membros de uma cultura, de uma nação, praticantes de uma religião ou de um esporte... Os papéis que desempenham também contribuem para formar seus sentimentos, seu modo de viver e seus pensamentos.

Um dos maiores desafios para qualquer um é compreender outra pessoa. Diferentes entre si, todas esperam ser valorizadas do jeito que são, e nem sempre concordam com o jeito de ser das demais.